Recomendações

(4)
Klaus J., Advogado
Klaus J.
Comentário · há 8 anos
O que muitos não percebem é que o Exame da OAB é, para a instituição, FONTE DE RECEITA também. Todos os concursos públicos, principalmente da Magistratura Estadual e do Ministério Público, utilizam os concursos também como meio de angariar fundos para a própria instituição. O outro ponto de vista é o seguinte: não há concorrência no Exame e só passam os melhores. Quem ganha? A sociedade. O candidato só não será aprovado por uma única razão: se não estudar. Nada além disso.

Ah... Mas médicos e engenheiros também deveriam ter exames! Sim, concordo! Mas só porque ainda não têm o própria exame a Advocacia deve extinguir o seu? Não!

Ah... Mas o Exame é difícil! Será? Ou você é que não estudou o suficiente?

Ah... Mas há o "mercado dos cursinhos preparatórios"! Será? Conheço muitas pessoas que passaram direto da Faculdade, sem cursinho algum. Aliás, faz quem quer e quem acha necessário. O "cursinho" não é etapa obrigatória para uma aprovação.

Ah... Mas é muito caro! Será? Quanto custa realizar um prova de nível nacional, com todo aparato técnico, para começar e terminar exatamente no mesmo horário, num país de tamanho continental que é o Brasil? Além do mais, como eu disse, a "taxa de inscrição" também é fonte de receita da OAB.

Ah... Mas a prova não é confiável! Será? Quantas pessoas você conhece que conseguiram "comprar" a prova e foram aprovadas? Eu não conheço...

Enfim... Na minha época, o Exame era do CESPE, a Banca mais temida dos concursos públicos (e ainda hoje continua sendo). Estudei muito, mas muito mesmo. Fiz um cursinho de 6 meses antes de terminar a Faculdade e fui aprovado no meu 1º Exame. O segredo? Estudar. Muitos dos meus "amigos" estavam nos "barzinhos" ao redor da Faculdade; muitos colavam nas provas; muitos não tinham sequer um VadeMecum... Eu? Eu estudei. Acho que apenas fiz a minha parte...
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em São Paulo (SP)

Carregando

Moyses Neva

Rua Bertioga, 330 - São Paulo (SP) - 04141-100

Entrar em contato